Tipos:
Hipersensibilidade Tipo I - Conhecida como emediata ou hipersensibilidade anafilática, pode envolver pele, ossos, nasofaringe, tecidos broncopulmonares e trato gastro intestinal. O mecanismo da reação envolve produção preferencial de Ige em resposta a certos antigenos(Alérgicos)
Hipersensibildade tipo II - Conhecida como hipersensibilidade citotóxica e pode afetar uma variedade de orgãos e tecidos. É primariamente mediada por anticorpos das classes IgM, IgG e complemento, resultando na destruição da célula, a qual o antigeno estar aderido. Um exemplo é a anemia hemolítica do recem nascido.
Hipersensibilidade tipo III - Conhecida como hipersensibilidade imuno complexa. A reação pode ser geral ou envolve orgãos individuais ou envolve pele, rins,pulmões, vasos sanguíneos, juntas ou outros orgãos. A reação deve levar de 3 a 10 horas apos a exposição ao antigeno. São na maioria de classe igG embora IgM também possa estar envolvida.
Hipersensibilidade tipo IV - Conhecida como mediada por células ou tardia. São mediadas por células T. Após a ativação a célula T libera citocinas que levam ao acumulo e a ativação de macrófagos causando danos locais, ocorre de um a dois dias apos um novo contato com o antigeno.
Hipersensibilidade tipo V - Este tipo de hipersensibilidade foi recentemente classificado como tal e se baseia de que algum elemento da resposta imune pode estimular uma função orgânica. O exemplo mais caracteristico é o que ocorre com individuos que produzem anticorpos ANTI recepetores de TSH. Os anticorpos se ligam nesses receptores simulando a ação do TSH e induzem as glândulas a liberar hormonios tireoideanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente