domingo, 16 de setembro de 2018

LENTES DE CONTATO





Fonte: http://atelieoral.com.br/odontologia-estetica/lentes-de-contato-dental/




Indicações e Contraindicações 

A indicação da faceta de porcelana deve ser precedida de uma análise do caso e a constatação da real necessidade deste tratamento, pois o bom senso é fundamental, já que a conservação de estruturas dentárias é um dos objetivos.
Mudanças discretas na cor dos dentes, fechamento de diastemas, restaurações em dentes com fraturas pequenas, irregularidades, mudanças no contorno dentário, camuflagem de restaurações classes III, IV e V, são alguns exemplos de indicações para lentes de contato. Dentes pequenos e lingualizados também são ideais para a aplicação das mesmas sem a necessidade desgaste dental prévio. Por outro lado, a aplicação de lentes de contato dentais está contraindicada em dentes expostos à elevada carga oclusal. Hábitos para-funcionais como o bruxismo, grande modificação de posicionamento dentário, grande destruição coronária, alterações importantes de cor, dentes salientes, restaurações extensas e presença de doença periodontal não favorecem o planejamento com esses laminados. uantidade de esmalte insuficiente para a obtenção de uma boa adesão17 e pacientes com higiene bucal inadequada18,19 também são contraindicações.

Vantagens e Desvantagens

 Uma das grandes vantagens das lentes de contato dentais é que em dentes com alteração de forma e sem alteração de cor as facetas podem ser executadas sem nenhum tipo de preparo.20 São extremamente seguras e previsíveis. Têm propriedades ópticas semelhantes ao dente natural, estabilidade química, excelente biocompatibilidade, boas propriedades físicas e mecânicas quando comparadas às restaurações diretas com resinas compostas, ou seja, menor manchamento bem como melhor polimento final. Também maior efetividade de adesão e possibilidade de reversão, além de ser uma excelente opção restauradora estética em reabilitação oral. Além disso, este material retém menos placa bacteriana e apresenta boa resistência à abrasão. pesar disso, também existem desvantagens no uso da lente de contato dental, pois devido à pequena remoção de estrutura dentária, há um limite na possibilidade de correção do sorriso. E, em alguns casos, a lente de contato pode dar ao sorriso uma aparência volumosa e pode fraturar em pacientes que apresentam hábitos para-funcionais, como bruxismo ou apertamento. Além disso, vale destacar a dependência de técnicos qualificados e laboratórios especializados como desvantagens.

Lentes de contato e o periodonto 

Segundo Ferencz23 (1991), o sucesso das peças indiretas não é medido apenas no ato da cimentação, e sim ao longo do tempo, por estar integrada com a estética e mais ainda com os tecidos periodontais, dependendo da saúde e estabilidade dos mesmos. Em condições normais, o espaço biológico é a distância compreendida entre a base do sulco gengival e a crista óssea alveolar, constituído pelo epitélio juncional e inserção conjuntiva. Para preservar a saúde periodontal o espaço biológico deve ser respeitado, ou seja, o ideal é que haja em torno de 3 mm de estrutura dental sadia entre o preparo protético e a crista alveolar. Do contrário, haverá uma inflamação gengival e possível formação de bolsa periodontal, seguido de reabsorção óssea, ocasionando assim problemas estéticos. Pr isso, quanto mais sub-gengival for o término do preparo, maior a severidade da inflamação. Pra Larato26 (1969) o melhor término do preparo é o supragengival ou mesmo no nível da gengiva, que proporcionam maior facilidade de limpeza e menor formação de placa. Existe sempre uma solução de descontinuidade entre a linha terminal do preparo e a peça protética. A solução de continuidade é preenchida inicialmente por cimento, este cimento é solúvel ao meio bucal. Com sua dissolução, aumenta o espaço livre, facilitando a colonização de bactérias. Em uma superfície com alto polimento e com bom vedamento cervical, o epitélio juncional poderia se aderir à superfície evitando esses problemas. Otro aspecto preocupante é o sobrecontorno da lâmina, o que pode levar a uma recessão gengival num curto período de tempo. Portanto a redução cervical durante o preparo deve ser o suficiente para abrigar a restauração, sem causar o sobrecontorno. Anda, a moldagem deve ser realizada após 7 dias do preparo, evitando assim a recessão gengival. Além disso, a inserção do fio retrator durante a mesma deve ser cuidadosa para evitar agressão ao tecido conjuntivo adjacente. Após a cimentação, os bordos da restauração devem ser extremamente polidos e os excessos do cimento devem ser removidos com fio dental, já que a sonda periodontal pode riscar a peça.

Referência: 
OKIDA, R;VIEIRA,RAHAL, V;OKIDA,D. LENTES DE CONTATO: RESTAURAÇÕES MINIMAMENTE INVASIVAS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESTÉTICOS.Revista Odontológica de  Araçatuba, v.37, n.1, p. 53-59, Janeiro/Abril, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente