quarta-feira, 12 de junho de 2013

ENDOCARDITE BACTERIANA E DOENÇA PERIODONTAL: UMA IMPORTANTE ASSOCIAÇÃO PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA


Autor: Mateus Queiroz Freire Leão*; Universidade de Pernambuco-UPE
Co-Autores:
Allan Vinícius Martins de Barros; Universidade de Pernambuco-UPE
Raquel Aragão Maciel; Universidade de Pernambuco-UPE
Wallid Carlos do Nascimento Silva; Universidade de Pernambuco-UPE
Orientador: Eduardo Sérgio Donato Duarte Filho**; Universidade de Pernambuco-UPE


Caracterizada pela infecção do endotélio cardíaco, a endocardite bacteriana é uma doença rara, mas que pode provocar graves sequelas e até mesmo a morte. Iniciada por uma bacteremia transitória tem o potencial de comprometer as estruturas endocárdicas, principalmente as valvas cardíacas. Dados epidemiológicos estimam que a incidência da doença seja de 25 a 50 novos casos a cada milhão de habitantes, sendo mais prevalente em pessoas de baixo nível socioeconômico e cultural, do sexo masculino, com idade entre 47 e 69 anos e com histórico de cardiopatias. De acordo com a etiopatogenia da endocardite bacteriana, é possível estabelecer uma associação com a doença periodontal, visto que bactérias patogênicas com alto grau de virulência presentes no periodonto comprometido podem migrar para a circulação sistêmica e, desta forma, alcançar o endocárdio, bem como outros órgãos e tecidos. Com base no exposto, o presente estudo buscou elucidar a provável relação causal existente entre a doença periodontal e a endocardite bacteriana, de forma que torne possível a orientação do cirurgião-dentista quanto aos procedimentos odontológicos que possam vir a desencadear processos inflamatórios sistêmicos, bem como explicitar o uso da profilaxia antibiótica (classicamente, 2g de Amoxicilina, 1 hora antes do procedimento ou, para pacientes alérgicos, a opção da Clindamicina, por exemplo). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico direcionado à pesquisa no banco de dados Lilacs e aporte a livros-texto; analisou-se três artigos científicos encontrados na referida base de dados, sob os idiomas português e/ou inglês, contendo o descritor “Endocardite Bacteriana”, publicados entre 2007 e 2013 e que, em consonância, apresentassem discussão sobre: correlação da endocardite bacteriana com a doença periodontal, sua profilaxia e as novas orientações frente ao problema. 



Por ser um processo inflamatório, a doença periodontal acaba por comprometer a integridade dos tecidos, causando reabsorção óssea, aumento da profundidade do sulco gengival e sangramentos, aumentando as chances de uma possível bacteremia e suas consequentes implicações cardiovasculares. Doenças cardíacas reumáticas, diabetes, prolapso da valva mitral com regurgitação, defeitos congênitos em válvulas, valvas cardíacas protéticas, histórico de endocardite bacteriana prévia e doenças do colágeno envolvendo o endocárdio constituem os principais fatores de risco para a endocardite bacteriana. Atualmente, fica evidente a associação entre a doença periodontal e a endocardite bacteriana tanto pela bacteremia por microorganismos com um alto grau de virulência, como pela ocorrência dos sangramentos. Há evidência de que o sangramento gengival em um paciente periodontal, causado por procedimentos rotineiros como a escovação dentária (que pode romper o fino epitélio da mucosa oral), está mais associado ao risco de endocardite bacteriana do que procedimentos cirúrgicos duradouros entre 30 e 60 minutos, ou seja, a exposição cumulativa à bactéria poderá ser maior em procedimentos diários do que cirúrgico-odontológicos. Portanto, deve-se destacar a importância da prevenção da doença periodontal, um problema altamente incidente e prevalente na população, não só pelos males susceptíveis à boca, como também por vários comprometimentos sistêmicos, como a endocardite bacteriana que, mesmo com a evolução dos procedimentos antibiótico-profiláticos, ainda possui altas taxas de mortalidade. Dessa forma, o cirurgião-dentista deve estar atento à aplicação de métodos preventivos eficientes contra bacteremias, desde uma boa higienização da cavidade oral e tratamento clínico da doença periodontal a uma profilaxia antibiótica em pacientes odontológicos com risco para a doença.


Palavras-chave: Endocardite Bacteriana, Doenças Periodontais, Antibioticoprofilaxia, Assistência Odontológica Integral, Bacteriemia.



______________________________________________________

Endereço para correspondência: Rua Sebastião Cristino Bezerra, Bairro São Cristovão, 606, Arcoverde - PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente