sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cárie de Mamadeira

O que é Cárie de Mamadeira?



Cárie de mamadeira, também conhecida por uma variedade de sinônimos – BBTD (Baby Bottle Tooth decay), cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, síndrome da cárie de mamadeira, cárie em bebês – é um tipo de destruição dental associada ao íntimo contato de líquidos açucarados fermentáveis da mamadeira com os elementos dentais durante o dia ou à noite (durante o sono) ou, ainda, a uma alimentação prolongada no seio materno além da idade considerada normal para o desmame (por volta do primeiro ano de vida). Nesse tipo de manifestação, fatores primários predisponentes estão presentes num determinado período da vida da criança:
• Líquidos fermentáveis (dieta cariogênica) oferecidos várias vezes ao dia, entre as refeições principais e durante a noite;
• Ausência de higiene bucal adequada;
• Presença de microorganismos cariogênicos;
• Permanência por tempo prolongado de líquidos fermentáveis na boca da criança.
A associação desses fatores, somada a um declínio do fluxo salivar durante a noite (quando ocorre uma estagnação maior de carboidratos na placa, por horas seguidas), resulta num quadro de grande destruição dentária (Guedes-Pinto, 1997). Além desses fatores primários, esse tipo de cárie tem características próprias, em que vários aspectos devem ser observados:
• Afeta crianças muito jovens, desde o primeiro ano de vida;
• Sua evolução é rápida;
• Muitos dentes são envolvidos;
• Incide inicialmente na face vestibular dos incisivos superiores decíduos, assim como oclusal dos primeiros molares superiores e inferiores decíduos;
• Quase sempre se percebe o envolvimento de um componente socioeconômico.

Localização da Lesão

A localização das lesões associa-se ao percurso do líquido durante a alimentação
(leite ou outros líquidos adocicados), sendo que os incisivos superiores decíduos são, geralmente, os mais atingidos (pela posição do bico da mamadeira), seguidos pela face oclusal e superfícies livres dos primeiros molares decíduos, caninos e segundos molares decíduos. Raramente atinge os incisivos inferiores decíduos (Corrêa et al.).

Apresentação Clínica

Inicialmente, uma faixa branca de descalcificação desenvolve-se no terço gengival dos incisivos superiores (nos casos de amamentação com leite materno, a linha se dá no terço médio do dente). A cárie progride para uma cor marrom ou preta e, em casos avançados, as coroas dos dentes freqüentemente fraturam- se na margem gengival (Brossok & Cullen).

Prevenção

A prevenção pode ser feita através de vários métodos.
1- Método Etiológico
Baseia-se no reconhecimento dos fatores predisponentes, como susceptibilidade do hospedeiro, dieta e microflora. A partir desta identificação, deve-se procurar eliminar ou controlar os fatores:
• Hospedeiro: aumentar a resistência do dente através da aplicação de selantes, flúor, verniz fluoretado;
• Dieta: controlar a ingestão de carboidratos e diminuir a freqüência de ingestão de sacarose;
• Substituição: substituir a dieta cariogênica e pastosa por uma dieta fibrosa e menos
cariogênica;
• Eliminação: eliminar a placa bacteriana com uma correta higienização da cavidade bucal;
• Microflora: é o fator etiológico mais difícil de ser controlado. Bochechos com flúor ou clorexidine (dependendo do caso) e monitoramento ajudam a equilibrar a microflora (Guedes-Pinto).
2- Métodos de Risco

O fator de risco consiste em avaliar a maior ou menor possibilidade de o indivíduo adquirir a cárie em função de fatores ambientais e não ambientais.

Fatores Ambientais:
1. Ausência/presença de hábitos precoces de higienização e escovação dos dentes;
2. Ausência/presença de hábitos alimentares inadequados, como amamentação noturna;
3. Alta/baixa ingestão de carboidratos;
4. Período de contaminação da boca da criança;
5. Ausência/presença de flúor no sistema de abastecimento público.
Fatores não Ambientais
1. Presença de dentes mais suceptíveis por defeitos congênitos (defeitos de estrutura ou mineralização);
2. Contagem de microorganismos – S. mutans e lactobacilos;
3. Ph da placa dental e saliva;
4. Capacidade tampão da saliva;
5. Velocidade de formação de ácido pelos microorganismos bucais.
Para esses fatores serem detectados, devem ser realizados anamnese, exame clínico, testes laboratoriais e diário de dieta alimentar.


Tratamento


O tratamento da cárie de mamadeira deve iniciar pelo controle do processo infeccioso, já que os procedimentos restauradores irão falhar se o processo carioso continuar. Radiografias apropriadas devem ser realizadas para observar possíveis envolvimentos pulpares, lesões no periápice, envolvimento da cripta do dente permanente sucessor ou reabsorção radicular acentuada. É necessário identificar o estágio no qual se encontra o processo carioso para melhor planejar a conduta preventiva/interceptiva/ reabilitatória no manejo pediátrico. A escolha do processo de reabilitação irá considerar a estrutura dental remanescente e a cooperação do paciente e dos pais ou envolvidos. Existem como opções de reabilitação, no caso de grandes destruições dentárias:
• Coroas de policarbonato
-Vantagens: baixo custo dispensa fase laboratorial, resultado estético satisfatório, resistência aos fluidos bucais.
-Desvantagens: adaptação gengival pobre, baixa resistência à abrasão;
• Coroas de acetato (coroas matrizes – Grosso6; Drummond)
-Vantagens: boa estética dispensa fase laboratorial, resistência aos fluidos bucais, pouco tempo de trabalho.
-Desvantagens: o dente deve possuir estrutura dentária remanescente o suficiente para permitir retenção; não existem coroas matrizes para dentes inferiores anteriores decíduos;
• Coroas Veneer (metaloplásticas – Wiedenfeld et al.)
-Vantagens: boa estética, adaptação cervical, suporta bem as forças mastigatórias.
-Desvantagens: maior número de sessões, alto custo;
• Coroas de aço cromado com faceta estética
-Vantagens: estética satisfatória, não necessita de fase laboratorial, resistência aos fluidos bucais.
-Desvantagens: dificuldade de adaptação cervical.
Em casos em que o elemento dentário recebeu tratamento endodôntico e houve grande perda de estrutura coronária, pode-se lançar mão do short post em resina composta fotopolimerizável, com função de núcleo, para melhorar a retentividade da coroa. (Weiberger15; Judd et al.).
Quando a destruição coronária é muito severa, torna-se apropriado o sepultamento radicular e a reabilitação por meio de aparelhos removíveis com função de manutenção de espaço estético-funcional (Vigorito). Em situações de perdas de elementos dentais unitárias ou múltiplas, pode-se confeccionar:
• Aparelhos removíveis com função de  manutenção de espaço estético-funcional;
• Prótese fixa em Cantilever, Denari (sistema tubo/barra), Steffen (sistema tubo/ barra, adicionando uma barra lingual e bandas nos molares);
• Prótese fixa adesiva. Outra forma de tratamento bastante discutida é a extração interceptiva. Se os dentes são removidos antes do estabelecimento da primeira oclusão, ou seja, antes que a própria interdigitação ocorra, sérios problemas podem ocorrer, como decréscimo na eficiência
da mastigação, desenvolvimento de hábitos de língua, interferências com o desenvolvimento dos padrões normais de fala e desenvolvimento de mal oclusões (Liebenberg).


Fonte: Artigo - ETIOLOGIA MULTIFATORIAL DA CÁRIE DE MAMADEIRA E DIFERENTES ABORDAGENS DE TRATAMENTO
                     THE MULTIFACTORIAL ETIOLOGY OF BABY BOTTLE TOOTH DECAY AND DIFFERENT APPROACHES FOR TREATMENT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente